CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO

 Autor: Douglas Martins Dantas
Escola Pró - Futuro

Uma tarde incrível! Assim podemos resumir o encontro no Colégio Pró-Futuro, localizado no município de Viamão, no Rio Grande do Sul.
Partindo do tema informal
"NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM TUDO SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA: MAS, COMO TRANSFORMAR?" nosso assessor Douglas Dantas procurou refletir com os professores sobre o uso de tecnologias no ambiente escolar. Muito receptivos e em um ambiente bastante agradável os professores interagiram e puderam compartilhar suas experiências uns com os outros.
O encontro teve como objetivo refletir sobre os limites e as possibilidades para a transformação do ambiente de aprendizagem, diante de um mundo repleto de necessidades. Assim, iniciamos refletindo sobre o uso de tecnologias nas práticas dos professores. Algumas questões abordadas foram "Zona de Conforto", "Zona de Risco", Mudança nas Metodologias, Comportamento dos nativos digitais e dos imigrantes digitais.
Na sequência foram apresentados os portais FTD Digital e Projeto Anseios. Os dois sites poderão ser utilizados pelos professores para buscarem materiais que possam auxiliá-los no planejamento de suas aulas.
Do Portal FTD Digital foi destacado os objetos de aprendizagem animados. Os professores foram orientados sobre como acessar o portal e como tais objetos podem ser utilizados em suas aulas. Quanto ao site do Projeto Anseios, destacamos a possibilidade de os professores poderem realizar cursos e oficinas, tanto presenciais quanto a distância.
Durante toda a tarde todos os assuntos abordados possibilitaram reflexões dos professores, das quais podemos destacar: "A necessidade de orientarmos e direcionarmos os estudantes nas ações com tecnologias digitais" e "O processo de Reescrita e Releitura".
Do primeiro tema refletimos sobre o uso do celular pelos estudantes e como as tecnologias podem ajudar os professores a direcionarem os estudantes durante o processo de aprendizagem.
Do segundo tema refletimos sobre a importância da reescrita e releitura. Foram apresentadas algumas possíveis práticas que podem ser realizadas com os estudantes com essas abordagens. Neste momento modelamos a definição dos dois conceitos por meio de exemplos práticos que foram surgindo.

SAINDO DO MUNDO DIGITAL...



Ao refletirmos sobre o uso de experimentos físicos e químicos no ensino fundamental abordamos a possibilidade de utilizarmos simulações virtuais e animações digitais. Assim evitamos que os estudantes tenham contato com situações, que às vezes, necessitam utilizar objetos perigosos ou de difícil acesso. Porém, concluímos juntos, a partir da fala de uma das professoras presentes, que tão importante quanto a simulação, é gerarmos a possibilidade de os estudantes sentirem, tocarem e visualizarem experimentos simples que possam abordar questões físicas e químicas com as crianças do Ensino Fundamental. Partindo dessa discussão disponibilizo aqui um link direcionando os professores para o site da UNESP, que possui experimentos simples que podemos realizar com nossos estudantes.

Experimentos de física - Clique aqui para acessar o site

No site do projeto Anseios existem outros links que direcionam os professores para experimentos simples que podem ser trabalhados no dia a dia.

 

 

Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - Cep 03117-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 26015973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.